Nietzsche - Se creer liberté, por Maximilien le Roy e Michel Onfray |
Cristo e Anticristo: figuras da inversão dos
valores em Nietzsche
Christ
and Antichrist: figures of inversion of values in Nietzsche
Por Yannick Souladié
Traduzido por Allan Davy Santos Sena e Ernani
Pinheiro Chaves
Artigo publicado em Revista Estudos Nietzsche, v. 2n. 2 Jul./Dez. 2011.
Resumo
Em 1888, produz-se um ultimo movimento no interior
da filosofia de Nietzsche. Em seguida a numerosas leituras e pesquisas, ele
redefine a natureza do cristianismo, assim como seu papel na filosofia e na
história. A fim de melhor poder cercar aquele que se tornou seu principal
adversário, Nietzsche vai operar uma desconstrução histórica do Antigo e do
Novo Testamento. Assim sendo, ele distinguirá, em O Anticristo, a personagem
histórica de Jesus, que ele considera um budista idiota, da figura mítica do
Cristo, ideal do cristianismo. Seu Anticristo, nova variação do tema do
dionisíaco, vai se opor a esta figura crística, fonte de heresia.
Palavras-chave: Cristianismo. Moral. Dionísio. Ateísmo.
Abstract
In
1888, a last movement is produced within the philosophy of Nietzsche.Following
numerous readings and research, he redefines the nature ofChristianity, as well
as its role in philosophy and history. In order to betterbe able to come close
to what has become his main adversary, Nietzsche willoperate a historical
deconstruction of the Ancient and New Testament. Thushe distinguished in The
Antichrist, the historical figure of Jesus, which heconsiders as a buddhist
idiot, of the mythical figure of the Christ, the ideal ofChristianity. His
Antichrist, a new variation of the theme of the Dionysian,will to oppose to
this christic figure, a source of heresy.
Keywords
: Christianit. Moral. Dionysus. Atheism.
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